Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
(66) 3545 4700

Em reunião com Energisa, Executivo, Legislativo e empresários apresentam relatório de oscilações no fornecimento de energia

Publicado em 26 de outubro de 2023 às 12:31

Executivo, Legislativo, representantes da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), empresários e uma equipe da Concessionária Energisa estiveram reunidos nesta manhã, 26 de outubro, para um relatório dos problemas enfrentados por Sorriso em relação ao registro de quedas e falta de energia. Diretor-presidente da concessionária, Gabriel Alves Pereira Júnior, ouviu todos os relatos e se comprometeu em analisar e dar retorno aos questionamentos em um segundo encontro, já agendado para 10 de novembro.

O vereador Celso Kosak destacou o excesso de cabos de empresas de internet e afins nos postes da concessionária. “Em muitos pontos inclusive esse excesso acaba provocando acidentes, com fios caídos”, pontuou Kosak. Gabriel destacou que está em fase final da aprovação da lei que normatiza a colocação de fios e cabos irregulares em postes de energia elétrica. “Com a aprovação da lei, haverá a permissão para no máximo a instalação de cabeamento de três empresas por espaço”, já adiantou.

Já os vereadores Zé da Pantanal e Rodrigo Machado abordaram as quedas constantes de energia elétrica que incluem pontos de toda a cidade. Segundo Zé, o bairro Pinheiros I que conta com 165 famílias residentes ficou dois dias em meia-fase; há ainda problemas também de quedas frequentes nos bairros Vila Romana, Alphaville e Village, inclusive moradores desses pontos entregaram abaixo-assinado direcionado à concessionária. Nesses casos, segundo Gabriel, é preciso trocar ou ampliar a troca de transformadores.

O prefeito Ari Lafin enfatizou que as quedas e a situação de meia-fase é enfrentada em toda a cidade. Nesta manhã mesmo, o bairro Recanto dos Pássaros estava em meia-fase. “Temos relatos de quedas em todos os pontos; entendemos também que estamos no limite da capacidade energética, já estivemos em Brasília cobrando agilidade na liberação de recursos por parte da Eletronorte (Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A,) e hoje estamos recebendo uma comitiva da Energisa; queremos entender o que é de responsabilidade da Energisa, Eletronorte e Eletrobrás (Centrais Elétricas Brasileiras S/A) para cobrarmos diretamente as gestões”, frisa.

Para Ari, a Energisa tem demonstrado preocupação com a situação de Sorriso. “Recebemos aqui o diretor-presidente da empresa e uma comitiva representando todos os setores da concessionária, ouvimos do diretor um compromisso real em nos trazer respostas de todas a situações levantadas e esperamos realmente resolver a questão da inconstância no fornecimento”, diz. “`Precisamos urgentemente que a rede de fornecimento de energia que atende Sorriso seja ampliada”, ressalta o gestor.

Por outro lado, a concessionária também solicita aos empresários que mantenham atualizado o nível de consumo das empresas para que possa ser analisada a necessidade real da cidade. Para isso, é preciso entrar em contato diretamente com a concessionária. “Nosso compromisso é analisar todos esses pontos e retornar com muitas situações já resolvidas e também com a programação de prazo para a solução das demais questões”, finaliza Gabriel.

Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Ney Pinheiro